Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório

Auteurs-es

  • Flavio Lima de Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Pamela Emanueli Alves Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017

Mots-clés :

Educação Matemática, Trajetória Hipotética de Aprendizagem, Ensino Exploratório, Tarefas significativas

Résumé

O artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do Ensino Exploratório. A THA foi desenvolvida para estudantes de Engenharia que cursam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e visa introduzir o conceito de integral definida para calcular a área de uma região sob uma curva a partir da discussão coletiva de duas tarefas matemáticas. No artigo são apresentadas as duas tarefas que compõem a THA e as análises e discussões geradas a partir da experiência realizada de idealizar uma proposta de ensino na direção do Ensino Exploratório. Acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA tem potencial para as aulas de Cálculo I e podem proporcionar um ensino de Matemática significativo para os estudantes de Engenharia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Flavio Lima de Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Pamela Emanueli Alves Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Références

ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. v. 1. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

CARVALHO, A. C. B. D.; PORTO, A. J. V.; BELHOT, R.V. Aprendizagem significativa no Ensino de Engenharia. Revista Produção, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 81-90, nov. 2001.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n.115, p. 11-17, 2011.

CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2012: Práticas de ensino da Matemática, 2012, Castelo de Vide. Actas. Porto Alegre: SPIEM, p. 255-266, 2012.

CYRINO, M. C. C. T. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática. Londrina: Eduel, 2016.

FERREIRA, P. E. A. Enunciados de Tarefas de Matemática: um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. 2013. 121f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

FERREIRA, P. E. A.; SILVA, K. A. P. Modelagem Matemática e uma Proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1233-1254, dez. 2019.

PIRES, C. M. C. Perspectivas construtivistas e organizações curriculares: um encontro com as formulações de Martin Simon. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 145 – 166, 1. Quadrimestre, 2009.

SIMON, M. A. Reconstructing mathematics pedagogy from a constructivist perspective. Journal for Research in Mathematics Education, [s.l], vol. 26, n. 2, p. 114-145, 1995.

VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D. Assessment and Realistic Mathematics Education. Utrecht: CD-ß Press/Freudenthal Institute, Utrecht University, 1996.

Téléchargements

Publié-e

05-10-2023

Comment citer

SOUZA, F. L. de; FERREIRA, P. E. A. Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 634–657, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31017. Acesso em: 18 mai. 2024.