QUÍMICA E REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA E CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO

Auteurs-es

  • Lauana de Souza Barbosa Instituto Federal de Goiás
  • Cleberson Souza da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Diego Arantes Teixeira Pires Instituto Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31864

Mots-clés :

Ensino de Química, Refrigerantes, Experimentação, Contextualização

Résumé

Os refrigerantes são uma classe de bebidas constituídos basicamente de água gaseificada e açúcar, sem nenhum valor nutricional. Essa bebida está muito presente na casa dos brasileiros e despertam um grande apreço entre os jovens. Entretanto, será que os alunos de Ensino Médio sabem dos malefícios que o consumo dessa bebida pode causar? Nesse sentido, buscou-se aproveitar o grande interesse dos jovens pelos refrigerantes para propor uma atividade experimental investigativa e contextualizada para o Ensino de Química. A experimentação e a contextualização podem ser estratégias metodológicas eficientes para dinamizar as aulas de Química, que geralmente se baseiam apenas em quadro e giz. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando questionário como instrumento de coleta de dados e alunos de Ensino Médio como participantes. Procedeu-se uma investigação do poder corrosivo de refrigerantes e sucos industrializados, mediante ensaios de perda de massa de placas de aço-carbono. Em seguida, realizou-se uma proposição de uma atividade experimental investigativa, utilizando refrigerantes e sucos industrializados, para o Ensino Médio. O experimento consiste em investigar o poder de corrosão de refrigerantes e sucos, além de abordar os malefícios que essas bebidas industrializadas podem causar. A atividade possibilitou a abordagem dos conteúdos de ácidos, bases, pH e oxidação. O experimento proposto foi aplicado e avaliado por 15 alunos do Ensino Médio e se mostrou uma boa alternativa para as aulas de Química, sendo bem avaliado e agradando aos participantes da pesquisa. A atividade permitiu trabalhar os conceitos de Química, despertar o interesse dos estudantes pelo tema e conscientizar sobre o consumo de bebidas industrializadas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lauana de Souza Barbosa, Instituto Federal de Goiás

Licenciada em Química, Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Luziânia. E-mail: lauanasb@gmail.com

Cleberson Souza da Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação em Ciências, Universidade de Brasília (UnB). Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: cleberson@ufpi.edu.br

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Goiás

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de Brasília (UnB).

Professor do Instituto Federal de Goiás, campus Luziânia. 

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Publié-e

20-12-2024

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BARBOSA, L. de S.; SILVA, C. S. da; PIRES, D. A. T. QUÍMICA E REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA E CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31864. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31864. Acesso em: 14 mars. 2025.