QUÍMICA E REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA E CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31864Mots-clés :
Ensino de Química, Refrigerantes, Experimentação, ContextualizaçãoRésumé
Os refrigerantes são uma classe de bebidas constituídos basicamente de água gaseificada e açúcar, sem nenhum valor nutricional. Essa bebida está muito presente na casa dos brasileiros e despertam um grande apreço entre os jovens. Entretanto, será que os alunos de Ensino Médio sabem dos malefícios que o consumo dessa bebida pode causar? Nesse sentido, buscou-se aproveitar o grande interesse dos jovens pelos refrigerantes para propor uma atividade experimental investigativa e contextualizada para o Ensino de Química. A experimentação e a contextualização podem ser estratégias metodológicas eficientes para dinamizar as aulas de Química, que geralmente se baseiam apenas em quadro e giz. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando questionário como instrumento de coleta de dados e alunos de Ensino Médio como participantes. Procedeu-se uma investigação do poder corrosivo de refrigerantes e sucos industrializados, mediante ensaios de perda de massa de placas de aço-carbono. Em seguida, realizou-se uma proposição de uma atividade experimental investigativa, utilizando refrigerantes e sucos industrializados, para o Ensino Médio. O experimento consiste em investigar o poder de corrosão de refrigerantes e sucos, além de abordar os malefícios que essas bebidas industrializadas podem causar. A atividade possibilitou a abordagem dos conteúdos de ácidos, bases, pH e oxidação. O experimento proposto foi aplicado e avaliado por 15 alunos do Ensino Médio e se mostrou uma boa alternativa para as aulas de Química, sendo bem avaliado e agradando aos participantes da pesquisa. A atividade permitiu trabalhar os conceitos de Química, despertar o interesse dos estudantes pelo tema e conscientizar sobre o consumo de bebidas industrializadas.
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