A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM MÚLTIPLAS RESOLUÇÕES E REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Isabel Vale Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Ana Barbosa Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32320

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Resoluções visuais, Formação Inicial de professores, Tarefas desafiantes, Representações

Resumo

Para que os alunos, incluindo futuros professores, sejam competentes em resolução de problemas, devem utilizar diferentes representações matemáticas e as relações entre elas para escolher a mais conveniente em cada situação. O objetivo do estudo realizado é analisar os tipos de estratégias e representações utilizadas por futuros professores do ensino básico (alunos com idades entre 6-12 anos) na resolução de tarefas com múltiplas resoluções. O quadro teórico debruça-se sobre sistemas de representação relacionados com processos de pensamento usados durante a resolução de problemas, optando-se por uma metodologia qualitativa, e envolvendo 14 futuros professores. Os dados foram recolhidos através da observação participante e produções escritas. Os resultados mostram que os participantes privilegiaram estratégias analíticas e mistas, combinando representações visuais, verbais e simbólicas, bem como as suas duais. Globalmente, foi percepcionada a potencialidade de utilizar múltiplas representações e de as integrar, o que explica, em muitos casos, a escolha de estratégias mistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Vale, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro. Professora coordenadora no Instituto Politécnico de Viana do Castelo; CIEC, Universidade do Minho, Portugal.

Ana Barbosa, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora adjunta no Instituto Politécnico de Viana do Castelo; inED, Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Referências

ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, Cham, v. 52, p. 215–241, 2003.

BARBOSA, A; VALE, I. As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas. Educação & Matemática, APM, v. 166, p. 19-24, 2022.

BORROMEO FERRI, R. Mathematical Thinking styles and their influence on teaching and learning mathematics. Paper presented at the 12th International Congress on Mathematical Education, Seul, Korea. Retrieved in march 5, 2015. Disponível em: http://www.icme12.org/upload/submission/1905_F.pdf. 2012. Acesso em: 29 jan. 2023.

BRUNER, J. The process of education. NY: Harvard University Press,1966.

CHAPMAN, O. Mathematics teachers’ knowledge for teaching problem solving. LUMAT, Helsinki, v. 3, n. 1, 19–36, 2015.

COONEY, T.; KRAINER, K. Inservice teacher mathematics education: the importance of listening. In: BISHOP, A.; CLEMENTS, K.; KEITEL, C.; KILPATRICK, J.; LABORDE, C. (Eds.). International Handbook of Mathematics Education. Dordrecht: Kluwer Academic Press, 1996. p. 1155-1185.

DOYLE, W. Work in mathematics classes: The context of students' thinking during instruction. Educational Psychologist, London, v. 23, n. 2, p. 167–180, 1988.

DREYFUS, T. On the status of visual reasoning in mathematics and mathematics education. In: FURINGHETTI, F. (Ed.). Proceedings of the 15th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol 1), Assis, PME, p. 33–48, 1991.

DREYFUS, T; EISENBERG, T. On the aesthetics of mathematical thoughts. For the Learning of Mathematics, New Westminster, v. 6, n. 1, p. 2–10, 1986.

ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCKK, M. (Ed.). Handbook of Research on Teaching. New York, NY, USA: MacMillan, p. 119–161, 1986.

GIVEN, L. M. (Ed.). The SAGE Encyclopedia of Qualitative Research Methods. Thousand Oaks, CA, USA: MacMillan, 2008.

GOLDIN, G. A. Mathematical representations. In: LERMAN, S. (Ed.). Encyclopedia of mathematics education. Cham, CH: Springer, 2018. p. 409-413.

KRUTETSKII, V. A. The psychology of mathematical abilities in schoolchildren. Chicago: University of Chicago Press, 1976.

LEIKIN, R. Interplay between creativity and expertise in teaching and learning of mathematics. In: CSÍKOS, C; RAUSCH, A; SZITÁNYI, J. (Eds.). Proceedings of the 40th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol. 1). Szeged, PME, p. 19–34, 2016.

LILJEDAHL, P. Building thinking classrooms: conditions for problem-solving. In: FELMER, P.; PEHKONEN, E.; KILPATRICK, J. (Eds.). Posing and Solving Mathematical Problems, Research in Mathematics Education. Cham, CH: Springer, p. 361-386, 2016.

MATTESON, S. M. Mathematical literacy and standardized mathematical assessments. Reading Psychology, London, v. 27, n. 2-3, p. 205-233, 2016.

MILINKOVIC, J.; MIHAJLOVIC, A.; DEJIC, M. Effective choices of representations in problem solving. In: JANKVIST, U.T.; HEUVEL-PANHUIZEN, M.; VELDHUIS, M. (Eds.). Proceedings of the 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Utrecht, CERME, p.4606-4613, 2020.

NCTM. Principles to actions: ensuring mathematical success for all. Reston: NCTM, 2014.

POLYA, G. How to solve it. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1973.

PRESMEG, N. Las posibilidades y peligros del pensamiento basado en imágenes en la resolución de problemas. Badalona, Suma, v. 32, p.17-22, 1999.

PRESMEG, N. Creative advantages of visual solutions to some non-routine mathematical problems. In: CARREIRA, S.; AMADO, N.; JONES, K.; JACINTO, H. (Eds.). Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving. Faro, Portugal, Universidade do Algarve, p. 156-167. 2014.

STEIN, M. K.; SMITH, M. S. Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 3, p. 268–275. 1998.

SULLIVAN, P.; CLARKE, D.; CLARKE, B. Teaching with tasks for effective mathematics learning. Cham, CH: Springer, 2013.

TRIPATHI, P. Developing mathematical understanding through multiple representations. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 13, p. 438-445, 2008.

VALE, I. Das tarefas com padrões visuais à generalização. In: FERNANDES, J.; MARTINHO, H.; VISEU, F., (Orgs.). Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Viana do Castelo, APM, p. 35-63. 2009.

VALE, I; BARBOSA, A. Mathematics & Movement: the gallery walk strategy. In: CARVALHO, S.; PALHARES, P.; AZEVEDO, F.; PARENTE, C. (Eds.). Improving children’s learning and well-being, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)/Instituto de Educação, p. 7-22, 2020a.

VALE, I; BARBOSA, A. Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções. REMAT – Revista de Educação matemática, v. 17, p. 1-19, 2020b.

VALE, I; BARBOSA, A. Visualization: A Pathway to Mathematical Challenging Tasks. In: LEIKIN, R. (Ed.). Mathematical Challenges for All. Research in Mathematics Education. Springer, Cham, p. 283-306, 2023.

VALE, I; PIMENTEL, T; BARBOSA, A. The power of seeing in problem solving and creativity: an issue under discussion. In: CARREIRA, S.; AMADO, N.; JONES, K. (Ed.). Broadening the scope of research on mathematical problem solving: A focus on technology, creativity and affect. Springer, Cham, p. 243-272, 2018.

ZODIK, I.; ZASLAVSKY, O. Is a visual example in geometry always helpful? In: WOO, J. H., LEW, H. C, PARK, K. S.; SEO, D. Y. (Eds.). Proceedings of the 31st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, PME. v. 4, p. 265-272, 2007.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

VALE, I.; BARBOSA, A. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM MÚLTIPLAS RESOLUÇÕES E REPRESENTAÇÕES. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32320. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32320. Acesso em: 14 mar. 2025.