REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ: O ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33756

Mots-clés :

Diretrizes Curriculares; Novo Ensino Médio; Referencial Curricular do Paraná.

Résumé

Este estudo aborda a reorganização curricular no estado do Paraná, influenciada pela homologação da Base Nacional Comum Curricular e pelo advento do Novo Ensino Médio. Nesse sentido, realizou-se uma análise de dois documentos curriculares paranaenses focalizando o ensino de Química: as Diretrizes Curriculares da Educação Básica e o Referencial Curricular para o Ensino Médio. A análise revelou mudanças significativas, como a alteração na nomenclatura e a reconfiguração dos conteúdos, indicando uma adaptação à Base Nacional Comum Curricular. Além disso, discute-se a retirada de conteúdos de Química do referencial curricular. A identificação de diferenças entre os documentos instiga um debate sobre os impactos dessas políticas e suas repercussões no ensino de Química.

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Biographie de l'auteur-e

Anike Arnaud, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, sendo bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Mestre e Doutora em Ciências, na modalidade Ensino de Química, pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Professora substituta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.Investiga o processo de (re)construção curricular em virtude da aprovação da Base Nacional Comum Curricular e os efeitos do Novo Ensino Médio em escolas da educação básica.

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Publié-e

31-03-2025

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ARNAUD, A. REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ: O ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33756. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33756. Acesso em: 3 juin. 2025.