Aprendizagem da noção de comparação entre números inteiros:
um estudo amparado na teoria conexionista de Thorndike
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.28715Palavras-chave:
Números inteiros, Tentativa e Erro, Conexionismo, AprendizagemResumo
Considerando a influência da lei das respostas múltiplas proposta por Thorndike (1913) e a utilização de jogos como recurso didático para a aprendizagem matemática, este artigo tem como objetivo verificar as tentativas e erros apresentados por alunos durante a aplicação de um jogo envolvendo a noção de comparação entre números inteiros. Para isso, foi aplicado o jogo denominado passeio do siri, com alunos de uma turma do 6° ano do ensino fundamental anos finais, o qual proporcionou um ambiente favorável à execução de sucessivas tentativas pelos alunos, até chegarem à solução da situação proposta. Esse tipo de atividade tem o potencial de promover a reflexão, o levantamento e teste de hipóteses, além do contato com o erro, para a construção e/ou consolidação de um conhecimento matemático, permitindo ainda que o professor possa traçar um panorama da compreensão dos alunos acerca da noção que vem sendo trabalhada.
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