Aprendizagem da noção de comparação entre números inteiros:

um estudo amparado na teoria conexionista de Thorndike

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.28715

Palavras-chave:

Números inteiros, Tentativa e Erro, Conexionismo, Aprendizagem

Resumo

Considerando a influência da lei das respostas múltiplas proposta por Thorndike (1913) e a utilização de jogos como recurso didático para a aprendizagem matemática, este artigo tem como objetivo verificar as tentativas e erros apresentados por alunos durante a aplicação de um jogo envolvendo a noção de comparação entre números inteiros. Para isso, foi aplicado o jogo denominado passeio do siri, com alunos de uma turma do 6° ano do ensino fundamental anos finais, o qual proporcionou um ambiente favorável à execução de sucessivas tentativas pelos alunos, até chegarem à solução da situação proposta. Esse tipo de atividade tem o potencial de promover a reflexão, o levantamento e teste de hipóteses, além do contato com o erro, para a construção e/ou consolidação de um conhecimento matemático, permitindo ainda que o professor possa traçar um panorama da compreensão dos alunos acerca da noção que vem sendo trabalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joalisson Bahia Santana, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. E-mail: joalissonbahia@hotmail.com.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Livre-docente, Emil Brunner World University® (EBWU). Professor titular do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aracaju, SE, Brasil. E-mail: laerte.fonseca@ifs.edu.br.

Adriana Breda, Universitat de Barcelona

Pós-Doutora, Universitat de Barcelona (UB). Professora da Universitat de Barcelona (UB), Barcelona, Espanha. E-mail: adriana.breda@ub.edu.

Referências

BIZERRA, A.; URSI, S. Teorias da aprendizagem: influências da psicologia experimental. Introdução aos estudos da educação I. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, A. L. A professora, a criança e o trabalho pedagógico. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (IX), 2007, Águas de Lindóia. Formação de professores para a educação básica. Águas de Lindóia: UNESP, p. 57-64.

GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

LARA, I. C. M. O jogo como estratégia de ensino de 5ª a 8ª série. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (VIII), 2004, Recife. Anais do VIII ENEM - Minicurso. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 01-10.

LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem. Tradução: Vera Magyar. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

ROCHA NETO, F. T. Dificuldades na aprendizagem operatória de números inteiros no ensino fundamental. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

SANTOS, C. G. D. O. Erro... Penso... Logo... Aprendo... Matemática. 2015. 93p. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática e 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2009.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

SANTANA, J. B.; FONSECA, L. S. da; BREDA, A. Aprendizagem da noção de comparação entre números inteiros:: um estudo amparado na teoria conexionista de Thorndike. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 384–400, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.28715. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28715. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa