Construções geométricas utilizando o software Régua e Compasso
reflexões a partir de um curso de extensão
Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Software, Régua e CompassoResumo
O presente trabalho decorre de um projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Ituiutaba, cujo objetivo principal foi levar os estudantes a realizarem construções geométricas por meio do software Régua e Compasso, evidenciando definições, teoremas e propriedades. Este relato destaca as possibilidades de aprendizagem por meio do uso de um software de geometria dinâmica que se mostra como uma ferramenta adequada para a criação de construções geométricas, possibilitando um ensino interativo, investigativo e desafiador. De cunho qualitativo, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e exploratória, além da observação das práticas desenvolvidas pelos alunos durante a execução do projeto e discussão dos resultados obtidos. Constatou-se o envolvimento dos discentes nas atividades propostas, o aprendizado proporcionado pelo curso, bem como a relevância e necessidade de inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática.
Downloads
Referências
BARRETO, F. C. Informática descomplicada para educação: aplicações práticas em sala de aula. São Paulo: Érica, 2014.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BRANDÃO, L. O.; ISOTANI, S.; MOURA, J. G. Imergindo a geometria dinâmica em sistemas de educação a distância: iGeom e SAW. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v.14, n. 1, p. 41-49, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF: 1997.
CRESCENTI, E. P. Os professores de Matemática e a Geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. 2005. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Saraiva, 2014.
OLIVEIRA, M. S. Uma reflexão sobre a ideia de superação do ensino tradicional na educação matemática: a dicotomia entre a abordagem clássica e abordagens inovadoras em foco. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 79-93, 2019.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Régua e Compasso, versão 1.1.0: geometria dinâmica. Curitiba: SEED-PR, 2010.
PETLA, R. V.; ROLKOUSKI, E. GeoGebra: Possibilidades para o Ensino de Matemática. Unidade Didática – PDE – Secretaria Estadual de Educação. Vitória: UFPR, 2008. 39p.
SILVA, G. H. G. da. Geometria dinâmica e formação inicial: episódios a partir de um curso de extensão. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 10, n. 1, p. 222-233, 2016.
TAJRA, S. F. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10. ed. São Paulo: Érica, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaís Aparecida Vilarinho de Jesus, Aléx Gomes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.