Relação da posição tática e composição corporal de jogadores de futebol profissional
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v8i1.30293Palabras clave:
Futebol, Antropometria, Composição corporalResumen
Introdução: O futebol é um esporte complexo que exige distintas habilidades dos atletas. Objetivo: Investigar a relação entre posição tática e composição corporal de jogadores de futebol profissional. Métodos: Este estudo avaliou o perfil de composição corporal da equipe de jogadores profissionais do Esporte Clube Primeiro Passo (ECPP), durante três temporadas distintas, ao longo do Campeonato Baiano série A. A amostra foi composta por dados de 24 jogadores nas temporadas 1 e 2 e 20 jogadores na temporada 3, divididos conforme posição tática em campo. Foram utilizados dados de peso corporal (PC), massa magra (MMA), massa gorda (MG) e percentual de gordura corporal (%GC). Os dados foram analisados através do teste Tukey, considerando estatisticamente significante p<0,05. Resultados: A composição corporal geral dos jogadores, conforme posição tática, apresentou valores significantemente inferiores (p<0,01) para PC quando comparados goleiros aos laterais e meio campistas, MMA entre goleiros e meio campistas, e MG entre goleiros e laterais. Diferença significativa (p<0,05) foi encontrada no PC e MG quando comparados goleiros as demais posições, MMA exceto entre goleiros e zagueiros, e %GC entre goleiros e laterais. Conclusão: Este estudo evidenciou a existência de diferenças na composição corporal dos jogadores em relação a posição tática em campo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Acta Elit Salutis

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.