Perfil epidemiológico da gravidez na adolescência no município de Cascavel-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v7i1.29495Palavras-chave:
Gestação, maternidade precoce, saúde públicaResumo
A gestação na adolescência é uma situação especial de risco tanto para as jovens mães quanto para o feto. São comuns complicações para ambos durante a gestação e após o nascimento do recém-nascido. O estudo visa caracterizar o perfil sociodemográfico e reprodutivo das gestantes adolescentes, de 10 aos 19 anos de idade, atendidas na cidade de Cascavel – PR, durante os anos de 2010 a 2019. Os dados foram extraídos das informações do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Das gestantes computadas pela base de dados, 14,65% possuíam entre 15 e 19 anos e 85,35% eram adultas. Do total de gestantes adolescentes 45% eram solteiras e 45% declaram estar em união estável; frequentaram a escola por 8 a 11 anos (76,74%); realizaram o pré-natal inadequado (15,99%) e 10,31% tiveram a gestação menor que 37 semanas. Infere-se que apesar das taxas relacionadas não serem consideradas altas, a gravidez na adolescência ainda está relacionada com a falta de planejamento familiar, baixa renda e abandono escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Acta Elit Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.