Água residuária de suinocultura sobre a produtividade de soja e milho segunda safra: uso e viabilidade econômica
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.14155Palavras-chave:
adubação orgânica, análise econômica, ciclagem de nutrientes, nitrogênio.Resumo
Existe urgência na condução de pesquisas para recomendação de doses, épocas e formas de aplicação de água residuária de suinocultura (ARS), a qual é composta de resíduos orgânicos e elementos minerais, que podem ser absorvidos pelas plantas. O objetivo do trabalho foi avaliar análise econômica e o efeito de ARS associada à fertilizante mineral nas culturas de soja e milho segunda safra em sistema de plantio direto em LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico típico no município de Cafelândia, oeste do Paraná. De setembro de 2013 a agosto de 2014 foi conduzido um experimento com cinco doses de ARS (0, 35, 70, 135 e 140 m3 ha-1 ano-1) e dois níveis de adubação mineral (ausência e presença). Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados com parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas principais alocou-se o fator ARS e nas subparcelas o fator adubação mineral. Foram avaliadas as variáveis biométricas, produtividade e determinou-se a análise econômica com as receitas líquidas das culturas. As doses de água residuária de suinocultura causaram aumento na massa de mil grãos e redução no número de nódulos das plantas de soja. Houve incremento linear no teor de umidade de grãos e na produtividade da cultura do milho em sucessão à cultura da soja, adubada com ARS. A dose calculada que apresentou os maiores índices de receitas líquidas foi o tratamento com 70 m3 ha-1 ano-1, com R$ 3.221,43 e R$ 3.114,25 para as distâncias de 5.000 e 10.000 metros respectivamente.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
04-10-2016
Como Citar
ALVES NETO, A. J.; LANA, M. do C.; RAMPIM, L.; COSTA, L. A. de M.; COPPO, J. C.; ALVES, A. G. Água residuária de suinocultura sobre a produtividade de soja e milho segunda safra: uso e viabilidade econômica. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 350–357, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i3.14155. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/14155. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.