Hipoclorito de sódio como fungicida e na absorção de zinco e cobre pela soja
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i3.5264Palavras-chave:
Glycine Max., sanitizante, oídio, controle fitossanitárioResumo
O objetivo da pesquisa foi verificar a ação do hipoclorito de sódio (NaOCl) como fungicida no combate ao oídio (Erysiphe diffusa (Cook & Peck)) na soja, quando aplicado só ou associado ao uso de fungicidas (triazol e tebuconozol) e a possível influência na absorção de zinco e cobre pela soja. Foram realizadas oito aplicações de NaOCl em três parcelas que receberam apenas o sanitizante, com concentrações de 0,2%, 0,4% e 0,6%, três parcelas que receberam essas mesmas concentrações e outras duas aplicações de fungicida, uma parcela que recebeu apenas fungicida e uma parcela controle. Não foram observadas diferenças significativas no controle do fungo quando comparados os tratamentos com NaOCl, com e sem fungicida. Não houve redução quantitativa nas concentrações de zinco e cobre o que sugere continuidade nos valores nutricionais da soja em relação a esses minerais.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
RESENDE, A.; SOUZA, J. R. de; SOUZA, P. I. de; CORRÊA, W. Hipoclorito de sódio como fungicida e na absorção de zinco e cobre pela soja. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 3, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i3.5264. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5264. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.