Secagem e qualidade da madeira serrada de Hovenia dulcis
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.13521Palavras-chave:
Defeitos, taxa de secagem, umidade da madeira.Resumo
Objetivou-se por meio deste estudo aferir a taxa de secagem e a qualidade da madeira de Hovenia dulcis submetida a três programas de secagem (45, 60 e 75 ºC). Em cada programa, 45 tábuas com dimensões de 25 x 100 x 500 mm foram secas desde verde até 10% de umidade. Os defeitos foram quantificados, medindo-se a deformação máxima no meio ou no extremo da peça, dependendo do tipo de defeito. Os resultados mostraram que a taxa de secagem desde verde até 30% foi maior que nas demais faixas de umidade, e aumentou com a elevação da temperatura, exceto para o programa de 45 ºC, tanto na fase higroscópica como no intervalo desde verde até 10% de umidade. Embora empenamentos leves tenham ocorrido, os valores observados foram inferiores aos admitidos pelas normas de classificação de madeira serrada. Com base nessas observações, recomenda-se o uso de programas convencionais, de 45 até 75 ºC, para secagem da madeira de Hovenia dulcis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.