Classification of productive capacity of Pinus taeda L. plantations in the western region of Santa Catarina State, Brazil
Palavras-chave:
dominant height, site index, identity test.Resumo
This study aimed to test different statistical models to adjust site index curves and apply models of identity tests in comparing the mean curves of dominant height in Pinus taeda to two regions of the West of the State of Santa Catarina, Brazil. Data dominant heights were obtained from permanent plots, with 600 m2 size, distributed randomly. Selecting the best adjusted statistical model was made through the following adjustment and accuracy of statistics: determination coefficient (R2adj), standard error of estimate (Syx) in absolute and relative terms and graphic distribution of waste. The test Regazzi (2003) was applied to analyze the possibility of using a single model of the dominant height for the two regions. The Prodan model was chosen for construction of site index curves by the method of the guide curve. By applying the test Regazzi (2003), a single equation is not sufficient to represent the growth of dominant height in the two regions.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.