Qualidade fisiológica de sementes de soja tratadas com inseticidas, fungicidas e fertilizante
Agências de fomento
Palavras-chave:
Glycine max, tratamento industrial, armazenamento, vigorResumo
Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a influência da adição de um fertilizante polinutriente contendo elementos bioestimulantes ao tratamento industrial e verificar o seu efeito no potencial fisiológico de sementes de soja, em dois períodos de armazenamento. Para isso, o ensaio foi conduzido adotando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com arranjo dos tratamentos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas pelos tratamentos industriais de sementes e, na subparcela foram alocados os períodos de armazenamento (0 e 45 dias). A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos seguintes testes: teste padrão de germinação, primeira contagem de germinação, envelhecimento acelerado, índice de velocidade de emergência em areia, emergência final em substrato de areia, biomassa seca de plântula e comprimento de plântulas. Nas condições estudadas, o armazenamento das sementes por 45 dias proporcionou redução no vigor e na germinação, sobretudo para as sementes não tratadas (T1). Somente a combinação dos produtos contidos nos tratamentos T5 (tecnologia II + fertilizante), T6 (tecnologia III), T7 (tecnologia III + fertilizante) e T9 (tecnologia IV + fertilizante) não comprometeram o potencial de comercialização das sementes após 45 dias de armazenamento. Imediatamente após o tratamento ou decorridos 45 dias de armazenamento, a adição de fertilizante de ação bioestimulante aos padrões comerciais de tratamento industrial assegurou resultados de qualidade fisiológica superiores àqueles observados nos tratamentos conduzidos sem este produto, com destaque positivo para o tratamento T7 (tecnologia III + fertilizante).Downloads
Publicado
05-09-2018
Como Citar
MATERA, T. C.; PEREIRA, L. C.; BRACCINI, A. L.; PIANA, S. C.; SUZUKAWA, A. K.; FERRI, G. C.; PEREIRA, R. C.; CORREIA, L. V. Qualidade fisiológica de sementes de soja tratadas com inseticidas, fungicidas e fertilizante. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 236, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/19454. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.