Germinação in vitro de pólen de caiaué
Palavras-chave:
Elaeis oleifera, sacarose, viabilidade polínicaResumo
O caiaué, palmeira nativa das Américas, é essencial para o melhoramento genético do dendezeiro, sendo seu pólen indispensável no desenvolvimento de híbridos. Em virtude da relevância desta espécie para a palmicultura, objetivou-se avaliar os efeitos da concentração de sacarose, quantidade de pólen e fotoperíodo na germinação de grãos de pólen de caiaué com vistas no estabelecimento de procedimentos adequados para a obtenção da máxima expressão da viabilidade. Foram realizados três experimentos que avaliaram o teor de sacarose (0, 5, 10, 15 e 20%) no meio de cultura para germinação de grãos de pólen; número de grãos de pólen para contagem (50, 100, 200, 300 e 400) em teste de germinação e um esquema fatorial 2 x 2 para avaliar o efeito do fotoperíodo (luz e escuro) e do tempo de incubação (1 e 2 h) na germinação. A percentagem ideal de sacarose no meio de cultura para que ocorra a germinação de grãos de pólen de caiaué é 8,1%. O número ideal de grãos de pólen a serem contabilizados é 50. A presença ou a ausência de luz não interferiram na germinação e os grãos de pólen devem ser incubados por 2 h.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.