Análise de crescimento em sorgo sob diferentes stands
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i3.4255Palavras-chave:
Sorghum bicolor L., densidade, fotossíntese, crescimentoResumo
– Tendo em vista a atual e crescente importância da cultura do sorgo no Brasil, e que a mesma pode ser cultivada em condições edafoclimáticas desfavoráveis a outros cereais, foi realizada a análise de crescimento de plantas desta espécie sob diferentes densidades de plantio. O experimento foi desenvolvido no Campus Universitário de Gurupi-TO, pertencente à Universidade Federal do Tocantins, em delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições. Foram utilizadas quatro densidades de cultivo, correspondentes a 140, 200, 260 e 320 mil plantas por hectare. As avaliações, espaçadas de dez dias entre si, foram efetuadas durante todo o ciclo das plantas. Verificou-se que as menores densidades de cultivo apresentaram maiores taxa de crescimento absoluto (TCA), taxa de assimilação líquida (TAL) e razão de massa caulinar (RMC). As maiores densidades de cultivo apresentaram maiores área foliar específica (AFE) e razão de massa foliar (RMF). Considerando a ocorrência de deficiência hídrica no final do ciclo das plantas, observou-se que os tratamentos sob maiores densidades de cultivo foram os que menos sofreram com esse estresse.Downloads
Publicado
27-01-2012
Como Citar
TERRA, T. G. R.; LEAL, T. C. A. de B.; SIEBENEICHLER, S. C.; NETO, J. J. D.; DOS ANJOS, L. M.; CASTRO, D. V. de. Análise de crescimento em sorgo sob diferentes stands. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 3, p. p. 45–57, 2012. DOI: 10.18188/sap.v10i3.4255. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4255. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.