Levantamento de espécies de plantas daninhas na cultura do pinhão manso em Maringá, PR
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i2.5539Palavras-chave:
Jatropha curcas L., fitotecnia, plantas invasorasResumo
A produção de pinhão manso assim como de outras plantas depende do manejo adequado da cultura. Poucas são as informações a respeito da interferência de plantas daninhas na cultura e seu controle. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar a composição florística de plantas daninhas na cultura de pinhão manso em Maringá, Paraná. Este trabalho foi realizado em uma área de 600 m2. O espaçamento entre as plantas foi de 3x2 m. Para a identificação e quantificação de plantas daninhas foi aplicado o método do quadrado inventário. Foram calculados: freqüência, freqüência relativa, densidade, densidade relativa, abundância, abundância relativa e o índice deimportância relativa. Foram identificados 27 espécies, distribuídas em 12 famílias, sendo 10 dicotiledôneas e 02 monocotiledôneas. Entre as dicotiledôneas, a Asteraceae apresentou registrou maior número de espécies infestantes com nove espécies. Bidens
pilosa L. apresentou maior índice de importância relativa (IIr), 58,33 na primeira coleta e 44,53 na segunda coleta, seguido por Tridax procumbens L. com IIr de 8,13 e 7,09 na primeira e segunda coleta, respectivamente.
Downloads
Publicado
20-08-2011
Como Citar
GARCIA, L. M.; FEITOSA, N.; D’OLIVEIRA, P. S.; ZONETTI, P. D. C. Levantamento de espécies de plantas daninhas na cultura do pinhão manso em Maringá, PR. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 2, p. p.75, 2011. DOI: 10.18188/sap.v10i2.5539. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5539. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.