Aspectos fitotécnicos de estacas caulinares de cafeeiro enraizadas
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i4.5546Palavras-chave:
AIB, leito aquecido, sacarose, Coffea arabica.Resumo
A clonagem de híbridos F1 de Coffea arabica, pode representar uma diminuição significativa de tempo e recursos despendidos nos programas de melhoramento. Buscando-se uma metodologia que permita a clonagem eficiente, por meio de estaquia caulinar de plantas de C. arabica L. foram conduzidos dois experimentos em casa de vegetação, com sistema automático de nebulização. Utilizaram-se estacas de cafeeiros da cv. Rubi. Os trabalhos testaram a eficiência do aquecimento do leito de enraizamento, do fornecimento exógeno de sacarose (30 g.L-1) e de seis concentrações de AIB no enraizamento das estacas e na formação das mudas. As avaliações foram feitas aos 45, 90 e 180 dias após a instalação. Os resultados mostraram que a sacarose não apresentou efeito positivo para nenhuma das variáveis analisadas. O aquecimento basal associado com AIB não aumentou a porcentagem total de estacas enraizadas para a ‘Rubi’, mas aumentou o número de raízes, peso da matéria seca das raízes e da parte aérea das mudas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.