Disponibilidade de nutrientes e elementos potencialmente tóxicos para as plantas de hissopo em solo arenoso sob adubação mineral e orgânica
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.6451Palavras-chave:
Dejeto suíno, minerais, metal pesado.Resumo
As tecnologias desenvolvidas para produção agrícola nos últimos anos têm se deparado com uma pressão constante entre o aumento de produção e desenvolvimento sustentável. Resíduos como dejeto suíno são comumente utilizados em fertilização de solos. A utilização deste resíduo tem apresentado grande aceite pelos agricultores, sendo utilizado principalmente em lavouras e pastagens. Porém, a utilização inadequada destes resíduos resulta em toxidez para a planta. Atualmente, o estudo científico em plantas medicinais apresenta-se em crescimento constante, uma vez que a população demonstra uma tendência por tratamentos com medicamentos naturais ou fitoterápicos. O hissopo (Hyssopus officinalis), é um arbusto originário da Europa cujas folhas, flores e caules são utilizadas como matéria prima farmacêutica, apresentando propriedades antifúngicas, antibacterianas, antimicrobiana, antitussígeno e expectorante, além de efeitos antiespasmódicos. O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de nutrientes e de metais pesados tóxicos em plantas de hissopo submetidas a diferentes tratamentos com fertilização orgânica e mineral em solo de textura arenosa. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial (2x3), dispostos em delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), sendo dois tipos de fertilizantes (orgânico e mineral) e três doses de fertilizantes (sem adubação, dose recomendada e dobro da dose recomendada), totalizando seis tratamentos com quatro repetições. Os resultados demonstraram que a adubação orgânica disponibilizou maiores teores dos elementos P, Ca e Zn, enquanto que o cultivo com adubação mineral favoreceu o acúmulo de K, Fe e Mn.Downloads
Publicado
01-07-2013
Como Citar
GONÇALVES JR., A. C.; CARVALHO, E. A. de; COELHO, G. F.; SCHWANTES, D.; NACKE, H.; MORAES, A. J. de. Disponibilidade de nutrientes e elementos potencialmente tóxicos para as plantas de hissopo em solo arenoso sob adubação mineral e orgânica. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 105–114, 2013. DOI: 10.18188/sap.v12i2.6451. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/6451. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.