Efeitos subletais de inseticidas sobre Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae), utilizados na cultura do milho
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i1.7945
Agências de fomento
CNPq
Palavras-chave:
Controle químico, Lagarta do Cartucho, Subdosagem de Inseticida, Toxicidade, Zea maysResumo
O objetivo do presente trabalho foi estudar os efeitos subletais de inseticidas sobre as populações de lagartas de Spodoptera frugiperda. Inicialmente foram realizados bioensaios para a obtenção das curvas de concentração-resposta para lagartas de terceiro instar, utilizando a técnica de aplicação tópica de 1 µl na região pró-torácica das lagartas, para os inseticidas malationa e lambdacialotrina. Após a obtenção das concentrações letais através na análise de Probit, avaliou-se os efeitos subletais, utilizando-se as doses correspondentes a CL10. Após a aplicação dos inseticidas as lagartas foram colocadas em tubos de vidro de 2,5 X 8,5 cm, tamponados com algodão hidrófugo, contendo dieta artificial onde foram mantidas até o estádio de pupa. As pupas foram pesadas e sexadas com 24 horas de idade. As variáveis observadas foram viabilidade larval e pupal, e peso de pupa. A longevidade foi observada sobre 20 casais individualizados e alimentados com uma solução de mel 10%. Diariamente foi observada a mortalidade dos adultos e feito a retirada dos mesmos das gaiolas. A contagem dos ovos foi feita a cada dois dias. Para estudar a viabilidade utilizou-se 20 ovos da segunda e terceira posturas e 10 repetições. Em conclusão: Os inseticidas malationa e lambdacialotrina aumentam o peso de pupas de S. frugiperda; Os inseticidas malationa e lambdacialotrina reduzem a fertilidade de S. frugiperda.Downloads
Publicado
06-05-2014
Como Citar
STORCH, G.; LOECK, A. E.; REMOR, M.; PELOIA, P. Efeitos subletais de inseticidas sobre Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae), utilizados na cultura do milho. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 71–79, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i1.7945. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/7945. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.