Germinação e sobrevivência de Vriesea incurvata Gaudich. sob dossel florestal em diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i3.8448Palavras-chave:
produção vegetal, Bromeliaceae, casca de Pínus, extrativismo, plantas ornamentaisResumo
Apresentam-se resultados de pesquisa experimental sobre germinação e sobrevivência de Vriesea incurvata Gaudich. realizada no Parque Florestal Rio da Onça (Matinhos-PR; outubro a dezembro/2003). Com o objetivo de produção de mudas desta espécie, o experimento foi realizado em ambiente natural sob dossel florestal em substratos de fácil acessibilidade e baixo custo para o produtor rural, buscando reproduzir a situação ambiental e infraestrutura disponível para as comunidades litorâneas envolvidas com o extrativismo desta espécie. Foram testados os seguintes materiais: casca de Pinus, casca de Pinus humificada, fibra de coco e serapilheira. A fibra de xaxim foi utilizada como substrato testemunha. O experimento foi delineado em blocos ao acaso com quatro blocos e cinco tratamentos contendo 25 sementes por unidade experimental. Utilizaram-se sementes oriundas de plantas existentes no Parque semeadas em vasos plásticos presos aos troncos das árvores. Leituras semanais, durante 58 dias a partir da semeadura, avaliaram a germinação e sobrevivência das plântulas. O substrato com melhor desempenho foi a casca de Pinus, em função dos valores de germinação (32,75 ± 11,67%) e sobrevivência (100 %); significativamente iguais aos obtidos com xaxim, (testemunha) (40,50 ± 12,87%; 100 % - Teste Tukey, p<0.05).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.