As sete acepções de “positivo” e suas relações com a educação em Comte
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1246Palavras-chave:
Comte, Positivo, Educação, Ciência.Resumo
O objetivo deste trabalho é esclarecer as sete acepções de “positivo” e a sua relação com a educação em Comte; e assim contribuir para um melhor conhecimento da filosofia comtiana. As fontes são os escritos de Comte. Recolhemos, indutivamente, em vista de chegar à síntese (sinteticamente), todas as referências comtianas relevantes a respeito da questão; recolhemos, dedutivamente (posicionando-nos, portanto, analiticamente), o seu posicionamento indireto; e fazemos a síntese, que é a “descrição” das sete acepções que ele atribui ao termo “positivo”. Naturalmente, esse processo metodológico indutivo-dedutivo, sintético-analítico, é dirigido pela nossa reflexão filosófica. Concluímos que as sete acepções de “positivo” para Comte são as seguintes: “positivo” quer dizer real em contraposição a quimérico, útil em contraposição a ocioso, certo em contraposição a indeciso, preciso em contraposição a vago, orgânico ou construtivo em contraposição a crítico ou destrutivo, relativo em contraposição a absoluto, e simpático em contraposição a egoísta. Concluímos também que a finalidade da educação ou moral prática, em Comte, pode ser dita como devendo desenvolver justamente essa visão realista, útil, certa, precisa, construtiva, relativista e simpática.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
TISKI, S. As sete acepções de “positivo” e suas relações com a educação em Comte. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 07–14, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1246. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1246. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Educação e Positivismo
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