Igreja positivista do Brasil: fonte para a história da educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1250Palavras-chave:
Igreja positivista, Fontes, História da Educação.Resumo
Este artigo procura discutir a Igreja Positivista do Brasil como objeto de estudo para compreender a história da educação brasileira. Priorizamos as fontes primárias em forma de periódicos impressos e publicados pela Igreja Positivista, como boletins e folhetos. No tratamento destas fontes verificamos que reformar as instituições políticas foi uma das principais bandeiras dos positivistas, cabendo à educação a tarefa de auxiliar a formação de novos hábitos, da mente e do caráter, disseminando novos padrões morais e intelectuais, visando à construção de uma unidade nacional em torno do projeto republicano. Percebemos que a defesa de uma educação pública, com a presença marcante da mulher, estava direcionada para a instalação de uma ordem livre, cujo conteúdo estava carregado pela formação moral.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DA SILVA, J. C. Igreja positivista do Brasil: fonte para a história da educação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 57–68, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1250. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1250. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Educação e Positivismo
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.