Sêneca e a plenitude da vida humana como produto do cultivo da filosofia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v5i10.2140Palavras-chave:
Filosofia antiga, Estoicismo, Brevidade da vida, Liberdade individual.Resumo
O artigo pretende mostrar o lugar primordial reservado por Sêneca ao conhecimento filosófico tanto no plano dos saberes produzidos pelo homem como também no âmbito das atividades práticas com as quais este se envolve. Em seu opúsculo intitulado De brevitate vitae o filósofo sustenta que o cultivo da filosofia representa a alternativa ideal para viver-se bem, para fazer-se o ciclo da vida humana suficiente, e para alcançar-se, por fim, as mais altas aspirações humanas.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ESPÍNDOLA, A. de. Sêneca e a plenitude da vida humana como produto do cultivo da filosofia. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. p. 77–84, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i10.2140. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2140. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.