MICHAEL WINTERBOTTON ENCONTRA GIORGIO AGAMBEN: BIOPOLÍTICA E CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v6i11.2503
Agências de fomento
CNPq
Palavras-chave:
Biopolítica, Cinema, Tecnobiopolítica.Resumo
O objetivo deste artigo é pensar teoricamente com o cinema de Michael Winterbotton,considerando seus filmes Neste mundo (2002), Código 46 (2003) e O caminho para Guantánamo
(2006) como ‘textos’ que interrogam dilemas e impasses da política do presente e do futuro próximo,
tais como a imigração ilegal, a detenção ilegal e o controle biotecnológico de fronteiras. Neste
intento, as categorias teóricas de biopolítica e estado de exceção, formuladas por Giorgio Agamben,
mostram-se decisivas, pois iluminam a fonte de onde brota a potência perturbadora das imagens
do cineasta inglês. A hipótese teórica que orienta a presente investigação é a de que a biopolítica,
que poderíamos definir em linhas gerais como relativa ao problema da fronteira entre a vida
qualificada dos incluídos e a vida nua exposta à arbitrariedade dos excluídos da ordem política e
econômica mundial, constitui o tema comum aos filmes de Michael Winterbotton e às reflexões
teóricas de Giorgio Agamben.
Downloads
Publicado
03-11-2009
Como Citar
DUARTE, A. MICHAEL WINTERBOTTON ENCONTRA GIORGIO AGAMBEN: BIOPOLÍTICA E CINEMA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 51–66, 2009. DOI: 10.48075/rtm.v6i11.2503. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2503. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Biopolítica
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.