QUE TIPO DE PARTICIPAÇÃO ENGENDRAM OS PROJETOS SOCIAIS DIRECIONADOS AOS JOVENS? UM EXAME SOBRE O PROJETO AGENTE JOVEM E O CONSÓRCIO SOCIAL DA JUVENTUDE EM SÃO LEOPOLDO/RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v6i12.2511Palavras-chave:
Participação, Juventude, Projeto social.Resumo
No quadro global de desigualdades sociais no Brasil, os jovens se apresentam hojecomo uma população especialmente demandante de políticas públicas. Dados sobre a juventude
brasileira sinalizam a importância desse contingente da população, formado por cerca de 34
milhões de jovens entre 15 e 24 anos (IBGE, 2004), gerando demandas diversificadas, algumas
das quais passaram a ser incorporadas pelo Estado e pelos movimentos sociais. Nessa
perspectiva, um conjunto de práticas está sendo direcionado ao segmento juvenil, visando sua
inclusão social. Tal cenário impõe desafios ao campo das ciências humanas e sociais, no
sentido de entender as formas de promoção de inserção e participação juvenil em nossa
sociedade, direcionadas ao encaminhamento de demandas juvenis. O trabalho problematiza
ações junto à juventude no projeto “Agente Jovem” e “Consórcio Social da Juventude”, realizados
em São Leopoldo/RS. O estudo é desenvolvido a partir do esquema analítico sobre participação
social sugerido pela División de Organizaciones Sociales (Chile, 1999), o qual busca responder
às seguintes questões: “Em que beneficia a participação social ao que participa?” e “Em que
consiste ou de que se trata a participação?” Busca também identificar, na perspectiva de
Krauskopf (2004), o tipo de paradigma do enfoque da juventude presente nas propostas.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
BAQUERO, R. V. A.; SANTOS, K. dos; LÚCIO JORGE HAMMES, L. J. QUE TIPO DE PARTICIPAÇÃO ENGENDRAM OS PROJETOS SOCIAIS DIRECIONADOS AOS JOVENS? UM EXAME SOBRE O PROJETO AGENTE JOVEM E O CONSÓRCIO SOCIAL DA JUVENTUDE EM SÃO LEOPOLDO/RS. Temas & Matizes, [S. l.], v. 6, n. 12, p. p. 94–103, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v6i12.2511. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2511. Acesso em: 17 abr. 2025.
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