OCTAVIO DOMINGUES: CONCEPÇÕES SOBRE MISCIGENAÇÃO NO CONTEXTO EUGÊNICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v8i15.3905Palavras-chave:
Octavio Domingues, Eugenia, consanguinidade.Resumo
A partir do início do século XX a ideia de eugenia, como sendo a ciência do melhoramento da hereditariedade humana se desenvolveu em diversas partes do mundo. No Brasil, um dos personagens de destaque na área foi Octavio Domingues. Ele acreditava que através da divulgação dos princípios da hereditariedade e das recomendações eugênicas que deveriam estar presentes no processo de educação seria possível formar uma “consciência eugênica” no país. A mistura entre as raças foi uma questão bastante discutida no Brasil principalmente nas décadas de 1920 e 1930, não apenas no âmbito científico, mas também entre os políticos e representantes de outros segmentos da sociedade. Enquanto alguns consideravam que a mestiçagem favorecia a formação do povo, outros pensavam que essa mistura traria como resultado a degeneração da raça. Para Octavio Domingues, a miscigenação de raças humanas seria benéfica. Por outro lado, Domingues era contrário aos casamentos consanguíneos fundamentando-se na genética mendeliana cromossômica da época.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
STEFANO, W. OCTAVIO DOMINGUES: CONCEPÇÕES SOBRE MISCIGENAÇÃO NO CONTEXTO EUGÊNICO. Temas & Matizes, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p.42–54, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v8i15.3905. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/3905. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Darwinismo e Filosofia
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.