O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de sociologia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v20i40.10054Keywords:
Sociological Literacy, Teaching Sociology, High School, CitizenshipAbstract
This paper discusses the Sociology in high school arguing thatthe initiation promoted at this level can not be reduced to a ‘streamlinedteaching’ of some concepts, authors or subjects of social sciences as wellnot be confused with an 'education for citizenship', but should be directedto the attitudes and behaviors expected of a person who goes through thisprocess. In the first part discuss the concept of 'citizenship' in LDB andother reference texts and denounces the conservative character of the ideaof ‘Education for citizenship’, and in the second, discourse on the conceptof 'literacy', arguing that by referring to the set of social practices associatedwith the acquired knowledge this concept broadens the horizons of reflectionon teaching sociology.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.