O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de sociologia
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v20i40.10054Mots-clés :
Sociological Literacy, Teaching Sociology, High School, CitizenshipRésumé
Este ensaio discute a Sociologia como disciplina no EnsinoMédio, argumentando que a iniciação à Sociologia não pode se resumir aoensino aligeirado de alguns conceitos, autores ou temas das CiênciasSociais, como também não deve ser confundida com uma “formação paraa cidadania”, mas deve orientar-se para as atitudes e os comportamentosda pessoa que passa por esse processo. Na primeira parte discutimos oconceito de cidadania presente na LDB e em outros textos de referência,bem como fazemos a denúncia do caráter conservador da ideia de umaformação para a cidadania e, na segunda, discorremos acerca doalfabetismo, argumentando que, por remeter ao conjunto de práticassociais associadas aos conhecimentos adquiridos, este conceito amplia oshorizontes da reflexão sobre o Ensino de Sociologia.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.