Aspectos históricos da vida e da educação das pessoas com deficiência no tocante à formação de professores para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Abstract
Na história da civilização ocidental, a forma pela qual as sociedades às quais pertenciam as pessoas com alguma deficiência as concebiam, foi se modificando ao longo do tempo histórico, adequando-se aos valores vigentes em cada época, determinados pelas questões políticas, econômicas, culturais e religiosas. Este trabalho, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo compreender alguns aspectos históricos da vida e da educação das pessoas com deficiência no Brasil, no sentido de se compreender o processo de formação de professores para a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades (sic) de condições com as demais pessoas” (Brasil, 2012, p. 17). Os resultados demonstram que tem sido longo o processo histórico de se formar professores para a educação dos estudantes com deficiência nas escolas regulares, especialmente porque a educação segregada em instituições ainda se faz presente na educação brasileira reproduzindo as desigualdades sociais que ainda grassam em nosso país e que, de maneira mais cruel, têm marcado também a vida das pessoas com deficiência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.