Aspectos históricos da vida e da educação das pessoas com deficiência no tocante à formação de professores para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Auteurs-es

  • Josimar Ribeiro dos Santos
  • Ketlyn Isadora Libanio Alves
  • Jane Peruzo Iacono

Résumé

Na história da civilização ocidental, a forma pela qual as sociedades às quais pertenciam as pessoas com alguma deficiência as concebiam, foi se modificando ao longo do tempo histórico, adequando-se aos valores vigentes em cada época, determinados pelas questões políticas, econômicas, culturais e religiosas. Este trabalho, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo compreender alguns aspectos históricos da vida e da educação das pessoas com deficiência no Brasil, no sentido de se compreender o processo de formação de professores para a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades (sic) de condições com as demais pessoas” (Brasil, 2012, p. 17). Os resultados demonstram que tem sido longo o processo histórico de se formar professores para a educação dos estudantes com deficiência nas escolas regulares, especialmente porque a educação segregada em instituições ainda se faz presente na educação brasileira reproduzindo as desigualdades sociais que ainda grassam em nosso país e que, de maneira mais cruel, têm marcado também a vida das pessoas com deficiência.

Téléchargements

Publié-e

03-09-2025

Comment citer

SANTOS, J. R. dos; ALVES, K. I. L.; IACONO, J. P. Aspectos históricos da vida e da educação das pessoas com deficiência no tocante à formação de professores para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 27, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36086. Acesso em: 4 nov. 2025.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s