Guia de práticas pedagógicas inclusivas: uma experiência de extensão universitária
Abstract
Este trabalho apresenta a sistematização de uma experiência acadêmica vivenciada por uma turma do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva – PARFOR EQUIDADE da Unioeste, Campus de Toledo, por meio de um projeto de extensão. A atividade consistiu na elaboração de um guia prático para educadores, com foco em práticas pedagógicas inclusivas, a partir de uma revisão de literatura realizada na disciplina de Formação de Professores para Educação Especial Inclusiva. A pesquisa abrangeu publicações entre 2014 e 2024, utilizando bases como Scielo e Google Acadêmico, e priorizou termos relevantes à inclusão escolar. Os resultados evidenciaram a importância da personalização do ensino, uso de tecnologias assistivas, valorização da diversidade e formação contínua docente. O guia foi entregue à Secretaria Municipal de Educação de Toledo em formato físico e digital, durante visita técnica ao CIPE. A experiência buscou contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e para a construção de uma educação mais inclusiva e equitativa.
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