Guia de práticas pedagógicas inclusivas: uma experiência de extensão universitária

Auteurs-es

  • Lilian Késia Muniz de Souza
  • Luize Caroline Winter
  • Rafael Cavalcante Boeira Bespalec
  • Jaqueliny Siqueira dos Santos
  • Paola Amancio Favareto
  • Maria Lourdes de Moura

Résumé

Este trabalho apresenta a sistematização de uma experiência acadêmica vivenciada por uma turma do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva – PARFOR EQUIDADE da Unioeste, Campus de Toledo, por meio de um projeto de extensão. A atividade consistiu na elaboração de um guia prático para educadores, com foco em práticas pedagógicas inclusivas, a partir de uma revisão de literatura realizada na disciplina de Formação de Professores para Educação Especial Inclusiva. A pesquisa abrangeu publicações entre 2014 e 2024, utilizando bases como Scielo e Google Acadêmico, e priorizou termos relevantes à inclusão escolar. Os resultados evidenciaram a importância da personalização do ensino, uso de tecnologias assistivas, valorização da diversidade e formação contínua docente. O guia foi entregue à Secretaria Municipal de Educação de Toledo em formato físico e digital, durante visita técnica ao CIPE. A experiência buscou contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e para a construção de uma educação mais inclusiva e equitativa.

Téléchargements

Publié-e

03-09-2025

Comment citer

SOUZA, L. K. M. de; WINTER, L. C.; BESPALEC, R. C. B.; SANTOS, J. S. dos; FAVARETO, P. A.; MOURA, M. L. de. Guia de práticas pedagógicas inclusivas: uma experiência de extensão universitária. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 17, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36088. Acesso em: 4 nov. 2025.