O ethos contrastivo em um texto do vestibular dos povos indígenas do Paraná/Unioeste
análise dos processos de referenciação e de elementos na primeira pessoa do plural
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.28871Palavras-chave:
Ethos, processos referenciais, ementos na primeira pessoa do plural com função exclusiva, identidade contrastivaResumo
Neste artigo, apresenta-se investigação sobre estratégias linguísticas usadas para a construção do ethos de um candidato indígena em texto argumentativo, produzido no XVI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná/2016/Unioeste. Especificamente, em uma abordagem qualitativa, objetiva-se analisar a construção do ethos por meio do processo de referenciação na constituição dos objetos de discurso “índio” e “povos indígenas” e os usos da primeira pessoa do plural (verbos flexionados e pronomes), principalmente com função exclusiva. Para isso, o aporte teórico que embasa as análises da construção do ethos por meio do processo de referenciação e dos elementos linguísticos na primeira pessoa do plural parte da abordagem sociocognitivo-interacionista e de propostas multidisciplinares relacionadas à Argumentação, como a Retórica, a Linguística Textual, a Linguística Cognitiva e a Pragmática. Constata-se que o processo de referenciação e modalizadores com função exclusiva são mobilizados pelo vestibulando para a construção de um ethos contrastivo (indígena e/ou não indígena), sinalizam o ponto de vista do produtor e conduzem a orientação argumentativa do texto, por meio da composição triádica ethos, pathos e logos.
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