Por um outro princípio epistemológico e metodológico na educação

a transdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30538

Palavras-chave:

Educação, Epistemologia, Transdisciplinaridade, Complexidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo tecer sobre a necessidade de um outro princípio epistemológico e metodológico na educação: a transdisciplinaridade. A partir do prefixo ‘trans’, a transdisciplinaridade surge com o propósito de superar o conceito disciplinar e tem preocupação em reconhecer diferentes níveis de realidade a partir da lógica não-clássica do terceiro incluído, que podemos entender, no processo educacional, como a inclusão do estudante cognoscente e a existência de uma terceira possibilidade para além da dualidade clássica imposta (A e não-A). Este estudo teórico seguiu pelo caminho da Linguística Aplicada (LA), foi realizado durante o processo de doutoramento da primeira autora, sob a orientação da segunda autora, e teve como objetivo compreender o paradigma da transdisciplinaridade como outro fundamento teórico-metodológico educacional, especialmente na Academia. O trabalho tem como aporte teórico, fundamentalmente, os autores filósofos franceses contemporâneos, Gilles Deleuze e Félix Guattari (2012a, 2003), o físico teórico, Basarab Nicolescu (1999), o sociólogo, Edgar Morin (2020, 2015, 2011), e o filósofo, Sílvio Gallo (2013), entre outros interlocutores. Como resultado da pesquisa realizada, compreendemos a imprescindibilidade de mudança paradigmática na educação, com o intuito de efetivar uma educação transdisciplinar, emancipadora e coerente com o século atual, capaz de compreender a complexidade do tempo presente, de integrar educação e vida, de religar saberes, de envolver-se pela metodologia da incerteza e pelo direito ao erro e reconhecer, sobretudo, o estudante – multidimensional - como protagonista de seu processo de aprendência.

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Biografia do Autor

Leidiane Marques de Aguiar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - área de concentração Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2022). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - área de concentração Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2012). Graduada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tecnologia de Comunicação Digital (TCD), Letramento Digital, Ambientes Virtuais de Aprendência, Educação a Distância e Transdisciplinaridade.

Beatriz Helena Dal Molin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Letras- Francês (1977), mestrado em Linguística na área de Análise do Discurso pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Defendeu a dissertação: Um olhar sobre o passado: Análise do Discurso dos Políticos paranaenses de 45 a 64. Fez doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Defendeu a tese denominada: Do tear á tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de Aprendência. È professora titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia e Aprendência, comunicação, semiótica e conhecimento, e leitura e hipertexto, Tecnologia em Sala de Aula e na modalidade de Educação a Distância. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras/ Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Concluiu em 2010, seu pós-doutorado no programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, dedicando-se ao estudo e desenvolvimento de metodologias, análise avaliação no processo de elaboração de materiais para A Rede e-Tec Brasil, na qualidade de Designer Instrucional Master, UFSC/MEC/UNIOESTE, (2008-2013). Ministra cursos para professores-autores e professores-formadores para a modalidade de Educação a Distância desde 2000.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

AGUIAR, L. M. de; DAL MOLIN, B. H. Por um outro princípio epistemológico e metodológico na educação: a transdisciplinaridade. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30538, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30538. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30538. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL