O protagonismo do Consejo Mexicano de Fotografia no processo de decolonização da fotografia latino-americana

Autores

  • Fábio Luiz Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0002-0078-7814
  • Acir Dias da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31548

Palavras-chave:

América Latina, Decolonização, Fotografia, Fotografia latino-americana

Resumo

O presente artigo é uma revisão de literatura sobre o processo de decolonização da fotografia latino-americana, tendo por objetivo explicitar a importância do Consejo Mexicano de Fotografia (CMF), criado na Cidade do México, como organização protagonista e desencadeadora desse processo. O estudo ancora-se em autores, como Mignolo (2007), que problematiza os pressupostos teóricos acerca da questão da colonialidade latino-americana, bem como Gamarra (2020), Santos (2014), Villares (2016) e Zerwes e Costa (2017), sobre a criação da fotografia e do seu processo histórico no subcontinente. Identificamos o surgimento de uma certa unidade de fotógrafos e estudiosos da fotografia na América Latina, proporcionando a organização de inúmeros conselhos e associações nos países latino-americanos a partir da criação, em 1978 do Conselho Mexicano de Fotografia. O referido conselho surgiu da necessidade em se estudar e pesquisar a fotografia do subcontinente, até então, escassa de análises próprias e dependente da produção europeia e dos Estados Unidos. Assim deu-se início ao movimento de busca por uma identidade genuína em relação à fotografia latino-americana. Esta ação mexicana resultou na organização de conselhos de fotografia em outros países e, também, na realização de cinco edições do evento entre os anos de 1978 a 1996, encontros essenciais para a construção da identidade fotográfica do subcontinente. Desta forma, destacamos a importância desse movimento para a determinação de novos cânones na pesquisa e produção fotográfica na América Latina.

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Biografia do Autor

Fábio Luiz Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestre em Letras pelo Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2004). Atualmente é professor dos cursos de Tecnologia em Fotografia, Comunicação Social - Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnólogo em Designe Gráfico do Centro Universitário Assis Gurgacz. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, fotografia básica, oficinas e cursos livres, além de atuar no fotojornalismo e na fotografia.

Acir Dias da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui Pós Doutorado com pesquisa em memória e documentário (2011) - UNICAMP, doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP com doutorado sanduiche pela Università Ca' Foscari - (2003), Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE.

Referências

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

CONTERNO, F. L.; SILVA, A. D. da. O protagonismo do Consejo Mexicano de Fotografia no processo de decolonização da fotografia latino-americana. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 3, p. e31548, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i3.31548. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31548. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO