Avaliação da aprendizagem

das compreensões às práticas pedagógicas

Autores

  • Aline Pagnonceli Batista Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0009-0004-2100-3750
  • Bárbara Grace Tobaldini de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31781

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Instrumentos avaliativos, Práticas pedagógicas

Resumo

Dentro do processo educativo, um dos principais fenômenos que ocorrem e que vêm ganhando cada vez mais destaque é a avaliação da aprendizagem. Cada autor pode descrever a avaliação de uma determinada maneira, sendo incontestável a sua relevância para os processos de ensino e de aprendizagem. Muito se fala sobre as concepções que os professores possuem sobre a avaliação, ainda que determinados dados mostrem que há uma discrepância entre as suas falas e as suas práticas. Dessa forma, considerando a extrema importância que a avaliação possui para o ambiente pedagógico, o projeto que originou este trabalho teve como principal objetivo identificar as práticas e instrumentos avaliativos utilizados pelos professores e relacioná-los às suas vivências e compreensões. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os seis professores que atuam no Ensino Fundamental, cuja investigação do material foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo, emergiram oito categorias finais, sendo selecionadas, neste artigo, apenas duas delas para desenvolver e apresentar seus resultados. A partir da fundamentação teórica baseada em Luckesi, Hoffman, Perrenoud, Sanmartí e Sant’anna, foi possível constatar que, apesar de conhecerem as potencialidades para regular a própria prática pedagógica, os professores tentam lidar com a aversão que os alunos possuem sobre a avaliação, que pode ser fruto das próprias escolhas e atitudes dos docentes, aliada ao próprio sistema punitivo e classificatório vigente.

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Biografia do Autor

Aline Pagnonceli Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2023)

Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza - Paraná. Graduada em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná, e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (ABRAPEC) e atualmente, Secretária da Regional Sul da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio 3). Atualmente trabalha na área de Formação de Professores no contexto da Educação em Ciências, estágio curricular supervisionado, e a articulação entre os saberes e práticas vinculadas entre os diferentes espaços de formação e atuação profissional.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

BATISTA, A. P.; LIMA, B. G. T. de. Avaliação da aprendizagem: das compreensões às práticas pedagógicas. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 3, p. e31781, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i3.31781. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31781. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO