Aspectos lexicogramaticais em anúncios publicitários do McDia Feliz
uma abordagem sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v19i1.34969Palavras-chave:
LSF, Metafunções da linguagem, Anúncios publicitáriosResumo
A linguagem é um sistema de comunicação que permite aos seres humanos expressarem ideias, emoções, pensamentos e informações. Assim, ela é fundamental para entender como as pessoas interagem, como as línguas evoluem e como elas afetam a sociedade e a cultura. Pensando assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar como as metafunções, ou funções, da linguagem, a saber, ideacional, interpessoal e textual, contribuem para a construção de sentidos em anúncios publicitários do McDia Feliz, da Mcdonald’s. Para tanto, são utilizados os pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional – LSF, respaldados em Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004). Metodologicamente, este trabalho é de caráter descritivo-analítico e sua abordagem é qualitativa. Para a constituição do corpus, foram selecionados dois anúncios publicitários veiculados no Instagram do Méqui (@mcdonalds_br), e a escolha de analisar esse anúncio pelo viés sistêmico da linguagem deve-se, principalmente, ao fato de esses textos terem várias funções, dentre as quais, atrair e convencer os consumidores a adquirirem ou aderirem ao que está sendo anunciado. Nesse sentido, os resultados apontam que os aspectos lexicogramaticais ideacionais, interpessoais e textuais são produzidos e organizados pela publicidade, a fim de persuadir o leitor, e as publicações na rede social, no Instagram do Méqui, apresentam realizações linguísticas que induzem os consumidores a consumirem o produto, proporcionando uma experiência positiva, compartilhada e solidária, culminando, portanto, no objetivo central da empresa, a vendo do produto anunciado.
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