Aspectos lexicogramaticais em anúncios publicitários do McDia Feliz

uma abordagem sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i1.34969
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)

Palavras-chave:

LSF, Metafunções da linguagem, Anúncios publicitários

Resumo

A linguagem é um sistema de comunicação que permite aos seres humanos expressarem ideias, emoções, pensamentos e informações. Assim, ela é fundamental para entender como as pessoas interagem, como as línguas evoluem e como elas afetam a sociedade e a cultura. Pensando assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar como as metafunções, ou funções, da linguagem, a saber, ideacional, interpessoal e textual, contribuem para a construção de sentidos em anúncios publicitários do McDia Feliz, da Mcdonald’s. Para tanto, são utilizados os pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional – LSF, respaldados em Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004). Metodologicamente, este trabalho é de caráter descritivo-analítico e sua abordagem é qualitativa. Para a constituição do corpus, foram selecionados dois anúncios publicitários veiculados no Instagram do Méqui (@mcdonalds_br), e a escolha de analisar esse anúncio pelo viés sistêmico da linguagem deve-se, principalmente, ao fato de esses textos terem várias funções, dentre as quais, atrair e convencer os consumidores a adquirirem ou aderirem ao que está sendo anunciado. Nesse sentido, os resultados apontam que os aspectos lexicogramaticais ideacionais, interpessoais e textuais são produzidos e organizados pela publicidade, a fim de persuadir o leitor, e as publicações na rede social, no Instagram do Méqui, apresentam realizações linguísticas que induzem os consumidores a consumirem o produto, proporcionando uma experiência positiva, compartilhada e solidária, culminando, portanto, no objetivo central da empresa, a vendo do produto anunciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diones Bezerra de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorando em Letras, na linha Texto e Construção de Sentidos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN); Mestre em Letras (2024), na linha Língua, Discurso e Identidades, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL/URCA); especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Graduado em Letras (2022) - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP/UAL). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Semiótica Social e Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente nos seguintes temas: texto e construção de sentidos, metafunções da linguagem, multimodalidade, Gramática do Design Visual (GDV), semiótica discursiva, ensino de Língua Portuguesa (leitura, produção textual e análise linguística).

Ana Paula Santos de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2024). Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2020). Especialista em Linguística Forense pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN (2023). Especialista em Educação para as Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela UNINTER (2017). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Atualmente é Professora Pesquisadora Bolsista da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/CAPF/UERN).

Referências

BUTT, D.; FAHEY, R.; FEEZ, S.; SPINKS, S. Using functional grammar: an explorer‟s guide. Sydney: Macquarie University, 2001.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Santa Maria: UFMS, 2014.

FURTADO DA CUNHA, M. A.; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

GOUVEIA, C. A. M. Texto e gramática: uma introdução à Linguística Sistêmico-Funcional. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 16, n. 24, jan./jun., p. 13-47, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27795. Acesso em: 21 fev. 2025.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold Publishers, 1994.

HALLIDAY, M. A.K.; MATTHIESSEN, C. Introduction to Functional Grammar. London e New York: Routledge, 2004.

MARTIN, J. R.; MATTHIESSEN, C. M. I. M.; PAINTER, C. Working with functional grammar. Edward Arnold, 1997.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo, Parábola, 2019.

SANTOS, F. R. S. Construção do conhecimento em textos acadêmicos da área de linguística: um estudo sistêmico-funcional. 2022. 152 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, 2022.

SANTOS DE SOUZA, A. P. Um estudo da modalidade nas falas de trabalhadores de engenhos de cana-de-açúcar e casas de farinha do alto oeste potiguar. 2024. 585 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, 2024.

Downloads

Publicado

24-04-2025

Como Citar

SOUZA, D. B. de; SOUZA, A. P. S. de. Aspectos lexicogramaticais em anúncios publicitários do McDia Feliz: uma abordagem sistêmico-funcional. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 1, p. e34969, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i1.34969. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/34969. Acesso em: 4 maio. 2025.

Edição

Seção

[DT] "CRÍTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS"