Autobiografia docente: o percurso da construção da identidade étnico-racial na formação de uma professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i1.23239
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Palavras-chave:

autobiografia, identidade racial, formação docente.

Resumo

Este estudo tem por objetivo refletir sobre as questões sociais e raciais pertinentes ao exercício da docência no contexto escolar. Em uma pesquisa qualitativa (Minayo, 2001), são utilizados como corpus relatos pessoais e diários elaborados por uma das autoras durante o PIBID (Programa Institucional  de Bolsa de Iniciação à Docência), para melhor contextualização do cenário escolar a ser problematizado e analisado. Este trabalho identifica e enfoca o apagamento das culturas afro-brasileiras do espaço escolar, passando,então a discutir como isso influi diretamente na formação do sujeito e principalmente do professor em formação, apoiando-se em referências sobre  questões étnicos-raciais (Munanga, 2004a, 2004b, 2015; Moore, 2007; Ferreira, 2014) e identidade docente (Nóvoa, 1992; Romero, 2010; Souza, 2010, 2016). Assim, problematiza-se, por meio de um olhar autobiográfico, como o apagamento étnico-racial presente em discursos na escola pode construir grandes barreiras e a não aceitação de si para alunos que provêm de classes sociais menos favorecidas. Ressalte-se que a etnia negra tematizada, apesar de abranger a maior parte da população brasileira, ainda sofre desprezo no contexto escolar. Embora os dados sejam oriundos de uma narrativa pessoal, acredita-se que esta investigação possa contribuir para a reflexão de professores em serviço e em formação no trato com estudantes de etnias diferentes da dominante.

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Biografia do Autor

Tania Regina de Souza Romero, Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Associada no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidade Docente e Linguística Sistêmico-Funcional. 

Marcia Fonseca Amorim, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Foi professora e coordenadora de curso de Letras da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desde 2011 atua como professora adjunta da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde atuou como coordenadora adjunta do curso de Português, modalidade a distância, e como chefe do Departamento de Ciências Humanas, atualmente é chefe do Departamento de Estudos da Linguagem. Membro do Conselho Universitário e presidente da Câmara de Assessoramento do Conselho Universitário na área de Pesquisa e Extensão da UFLA Coordena o Núcleo de Estudos da Linguagem - NEADi UFLA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no estudo do texto e do discurso.

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Publicado

09-04-2020

Como Citar

GONÇALVES, S. A.; ROMERO, T. R. de S.; AMORIM, M. F. Autobiografia docente: o percurso da construção da identidade étnico-racial na formação de uma professora. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 1, p. e23239, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i1.23239. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23239. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO