A identidade negra no Programa Nacional do Livro Didático de Língua Inglesa de 2018

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Palavras-chave:

PNLD, raça, programa nacional do livro didático, Língua Inglesa.

Resumo

O Brasil é um país conhecido pela sua rica diversidade étnica, cultural e racial, composto predominantemente por pessoas negras que, contraditoriamente, são minoria em direitos e acesso a diversos espaços. Diante dessa realidade, esta pesquisa responde às seguintes perguntas: Como são utilizadas as nomenclaturas referentes às relações étnico-raciais no PNLD de Língua Inglesa 2018? Como se dá a construção da identidade racial negra no documento do PNLD de Língua Inglesa 2018? Para tanto, a fim de definirmos termos como raça, etnia, identidade, racismo, preconceito, estereótipo e democracia racial, além de tornar possíveis a busca e a interpretação dessas palavras ao longo do PNLD de Língua Inglesa (BRASIL, 2017), foram utilizados os seguintes referenciais teóricos: Gomes (2005), Munanga (2003) e Hall (1990 e 1997). Com alguns pressupostos da Análise Crítica do Discurso (ACD), com o suporte teórico de Fairclough (1999) e Van Dijk (1993; 2015), este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa-interpretativista em busca das acepções dadas a termos comuns nas relações étnico-raciais no Guia do Programa Nacional do Livro Didático de Língua Inglesa de 2018 (BRASIL, 2017). Como resultado, foi possível observar que o documento não trata das relações étnico-raciais de maneira incisiva; logo, poderia ser mais enfático. Isso foi perceptível tanto pela baixa incidência dos termos relacionados à identidade negra quanto pela forma indeterminada que eles aparecem no texto. É possível concluir que há uma necessidade de que a terminologia no PNLD de Língua Inglesa seja utilizada com maior ênfase para que, de fato, possa ser melhor implementado.

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Biografia do Autor

Luara Real, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Graduada em Letras Português/Inglês pela UEPG, no Departamento de Estudos da Linguagem.

Aparecida de Jesus Ferreira, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Possui Pós doutorado (2015), e doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). Atualmente é professora associada da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuando no curso Letras graduação (Língua Inglesa, Prática de Ensino) e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Já publicou quatorze livros no Brasil. Publicou também um livro nos Estados Unidos. Tem vários artigos publicados em livros e periódicos científicos, no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Angola, Portugal, Colômbia e Espanha. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (Línguas Adicionais e Língua Portuguesa), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de línguas adicionnais, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, análise de livro didático, letramentos escolares, e os processos de construção de identidades sociais de professores de línguas, e de identidades sociais raça e gênero. É parecerista de vários periódicos. Foi, pesquisadora visitante pelo King's College London - Universidade de Londres, Inglaterra (2014-2015).

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Publicado

26-12-2019

Como Citar

REAL, L.; FERREIRA, A. de J. A identidade negra no Programa Nacional do Livro Didático de Língua Inglesa de 2018. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. e23602, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23602. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA EM LIVROS DIDÁTICOS E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICA