Life and art of Ana das Carrancas

a study under the Logotherapy approach

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.28941

Keywords:

Logotherapy, Ana das Carrancas, Meaning of life, Popular art

Abstract

According to Frankl (2021), a man only becomes complete, once, in the development of his work, he is only focused upon the achievement of his goals, upon his love dedicated to his art, and consequently, forgetting himself. From such perspective and having the principles of the Logotherapy, this study aims at reflecting about Ana das Carrancas’ life and the art setting a relation between her biography and some principles of the theory mentioned, pointing out the experiential, creative and the attitudinal values, the evaluative and resilient artisan capacity, highlighting her movement in the search of meaning of life and human resilience.

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Author Biographies

Sonha Maria Coelho de Aquino, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

Educadora Popular em Saúde. Especialista em Saúde Mental Coletiva, modalidade Residência Multiprofissional, pela Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), com pesquisa e atuação voltada para o cuidado coletivo. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2018) e em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela UPE (2011). Tive um percurso formativo voltado para a atuação da psicologia em comunidades tradicionais, realizando práticas em comunidades pesqueiras e estágio profissionalizante na Comissão de Pastoral da Terra- CPT/Juazeiro-BA. Nesta, atuando junto às comunidades tradicionais de Fundos de Pasto, com foco no trabalho de formação e organização popular da juventude nas comunidades acompanhadas pela instituição, nas cidades de Casa Nova-BA, Remanso-BA e Sento Sé-BA.

Erika Hofling Epiphanio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Psicologia Fenomenológica-Humanista, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção em psicologia do esporte, Iniciação esportiva, motivação, esporte para pessoas com deficiência, fenomenologia, psicologia humanista e educação humanista. É professora adjunta do colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, pesquisadora líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia Esporte e Educação (NEPFEE), vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp). Possui pós-doutorado pela Escola de Educação Física e esporte de Ribeirão Preto- EFFERP-USP e compõe o Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Práticas corporais.

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Published

29-08-2022

How to Cite

COELHO DE AQUINO, S. M.; HOFLING EPIPHANIO, E. Life and art of Ana das Carrancas: a study under the Logotherapy approach. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. e28941, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i2.28941. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28941. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES