Pedagogical Residence

training and experiences of residents and preceptors in the virtual environment and in social networks

Authors

  • Raquel Rosan Christino Gitahy Universidade do Oeste Paulista - Unoeste; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade do Oeste Paulista - Unoeste https://orcid.org/0000-0002-9178-7325

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31906
Supporting Agencies
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)

Keywords:

Virtual environment, teacher training, pedagogical residency

Abstract

The Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) runs a program called "Pedagogical Residency", which aims to place undergraduate students in public schools to get a feel for the school environment and begin their teaching regency process. Considering that educational processes are increasingly using technology and that students and teachers make constant use of digital means of information and communication, this research aimed to reflect on the process of interaction between members of the Pedagogical Residency program at a university in the virtual environment "Aprender" and on social networks. We used qualitative methodology and action research. The results showed that the virtual training environments provided an exchange of experiences among the program team, making learning collaborative and meaningful, and providing visibility of the entire journey.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. Avaliadora de cursos do MEC-INEP

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Graduada em Licenciatura em Pedagogia em 2003, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Mestre (2007) e Doutora (2014) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Realiza Pós-Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação e no mestrado e do Programa de apoio à educação especial (PROESP/CAPES) no doutorado. Atuou na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, em 2017. É docente da Unoeste desde agosto de 2014 e foi Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) nesta instituição de 2018 a 2022. É Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) em que atualmente também é Vice-Coordenadora. É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU

References

BRASIL. Edital CAPES nº 06/2018. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 21 dez. 2023.

BOTELHO, Joacy Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes. Metodologia científica. São Paulo: Pierson Education do Brasil, 2013.

CUNHA, Arisnaldo Adriano da; CRUZ, Dulce Márcia. Redes Sociais na formação de Professores e alunos: a importância do Facebook na construção de letramentos multissemióticos. 6° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: 2° Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Aprendizagem aberta e invertida [Anais eletrônicos]. Disponível em: https://encurtador.com.br/agnyU. Acesso em: 21 dez. 2023.

DENI, Ann Rosnida Md; ZAINAL, Zainor Izat. Padlet as an educational tool: Pedagogical considerations and lessons learnt. In: Proceedings of the 10th International Conference on Education Technology and Computers. 2018. p. 156-162.

KENSKI, Vani Moreira. Design instrucional para cursos on-line. Editora Senac São Paulo, 2015.

LARA, Marilda Lopes Ginez de; CONTI, Vivaldo Luiz. Disseminação da informação e usuários. São Paulo em perspectiva, v. 17, p. 26-34, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392003000300004. Acesso em: 21 dez. 2023.

PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: ANPEd, 2012.

POLADIAN, Marina Lopes Pedrosa. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre Universidade e Escola na formação de professores. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16141. Acesso em: 21 dez. 2023.

SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2001.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. O desenvolvimento de projetos, as tecnologias e a formação continuada em serviço de professores. In: TERÇARIOL; AAL; MANDAJI, MS; CAMAS, NPV; RIBEIRO, R.A. (org.). Da internet para a Sala de Aula: educação, tecnologia e comunicação no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, p. 17-39, 2016.

VIAN, Vanessa. Ensino Médio Politécnico: relação entre a pesquisa e o professor pesquisador. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/d0e0134b-aca4-4625-87dd-cc000987a170/content. Acesso em: 21 dez. 2023.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação. Santa Maria, Santa Maria, v. 35, n. 03, p. 479-503, dez. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198464442010000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 dez. 2023.

Published

22-12-2023

How to Cite

GITAHY, R. R. C.; SANTOS, D. A. do N. dos. Pedagogical Residence: training and experiences of residents and preceptors in the virtual environment and in social networks. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 3, p. e31906, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i3.31906. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31906. Acesso em: 20 may. 2024.

Issue

Section

EDUCAÇÃO