Literatura, questões de gênero e sala de aula: análise retórico-discursiva e reflexão literária sobre o conto “A moça tecelã”

Autores

  • Renan Paulo Bini Unioeste e Univel
  • Meyre dos Santos Andrade FAG
  • Jaqueline Cerezoli
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Análise do Discurso, Retórica, Gênero.

Resumo

Considerando-se a inexistência da neutralidade no que tange a formação dos diversos gêneros do discurso e, entendendo a literatura como expressão verossímil da subjetividade e da complexidade humana, sendo dotada de sentimentos e percepções humanas inferidas nas características dos personagens e, moldada pela história e pela ideologia; o presente estudo objetiva realizar análise retórico-discursiva do objeto simbólico “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti, realizando, a partir dele, a identificação de efeitos de sentido que foram e são provocados pela leitura. A partir do texto e, por meio de referencial teórico que fundamentará as análises, buscar-se-á, por meio da Análise do Discurso de vertente francesa, a identificação do contexto e de interdiscursos que influenciaram a tessitura do texto; e, por meio da Retórica, a identificação e análise da materialidade linguística da argumentação no conto. A partir das análises, objetiva-se a proposição do debate sobre Gênero em sala de aula, a partir de objetos simbólicos, como o em questão, com o intuito de provocar nos alunos reflexões sobre o papel da escrita feminina enquanto influenciadora de subversão de papéis socialmente impostos às mulheres, de quebra de paradigmas e de empoderamento.

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Biografia do Autor

Renan Paulo Bini, Unioeste e Univel

Mestrando em Letras pela UNIOESTE; Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela UNIVEL; Acadêmico do curso de Letras Português/Italiano da UNIOESTE; discente do MBA em Gestão de Marketing, Propaganda e Vendas da UNIVEL. 

Meyre dos Santos Andrade, FAG

Graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade Assis Gurgacz.

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

BINI, R. P.; ANDRADE, M. dos S.; CEREZOLI, J. Literatura, questões de gênero e sala de aula: análise retórico-discursiva e reflexão literária sobre o conto “A moça tecelã”. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. e16600, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16600. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] SEXUALIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA