Contribuições do teatro: novas leituras presentes no Currículo do Ensino Médio
Palavras-chave:
Leitura. Teatro. Conhecimento.Resumo
Pretendeu-se neste artigo analisar as contribuições do teatro na sala de aula para a construção do conhecimento presentes no currículo do Ensino Médio, uma vez que tal manifestação artística possibilita novas leituras de mundo. Para o desenvolvimento, foram selecionados relatos que permearam as práticas educativas com a temática nos últimos cinco anos. Para realização desse trabalho, fez-se necessário levantarmos a seguinte questão: O teatro na escola integra as diferentes áreas do conhecimento e possibilita uma integração com as disciplinas do currículo? O público alvo foram alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina - Paraná. A análise pretendeu aprofundar os conhecimentos científicos utilizando a literatura em narrativa ou épica, lírica ou dramática para identificar os aspectos mais significativos do teatro na escola. A importância desse estudo reside justamente no fato de que o teatro é uma linguagem que mostra o que há de mais natural no homem; por meio da qual é possível verificar, até mesmo, que o homem pré-histórico e o pós-moderno não estão distantes um do outro. Para explorar a temática, utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: (Arcoverde, 2008), (Ostrower, 1983), (Fontoura, Santos, Codevila, 2016), (Cavassin, 2008), (Vigotsky, 1998 e 2005), (Cartaxo, 2001), entre outros que subsidiaram a respectiva pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base empírica. Entre outros resultados identificou-se que o teatro contribui para a leitura de vários textos e contextos, presentes no currículo do Ensino Médio.Downloads
Referências
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