Uma identidade em construção: professor/a quilombola na comunidade de João Surá
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, Professor/a Quilombola, Identidade Profissional. Narrativas autobiográficas, Comunidade João SuráResumo
Este artigo apresenta perspectivas docentes sobre a construção da identidade do/a professor/a quilombola, por meio da escuta daqueles/as que se constituíram como tal na docência no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos do estado do Paraná. Para tanto, há uma contextualização a respeito de Quilombo e Educação Escolar Quilombola, tendo como referenciais Silva (2011), Miranda (2018) e Gomes (2012). O objetivo deste artigo é colocar em destaque a narrativa de oito docentes sobre os modos como percebem sua identidade profissional docente (GOMES, 2005 e WOODWARD, 2000) em território quilombola. A problemática faz parte de uma pesquisa em andamento de cunho qualitativo, tendo como suporte metodológico o método autobiográfico. Foram levantadas informações acerca da Educação Escolar Quilombola e suas bases legais, bem como ouvimos as experiências dos/a professores/as que permitiram compreender como percebem a sua construção identitária como docente em uma modalidade educacional que é permeada por especificidades que atravessam as vivências pessoais, pedagógicas e profissionais dos/as professores/as sujeitos desta investigação.Downloads
Referências
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