O canto contra a opressão: Patativa do Assaré e a poesia do sertão brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i1.26034Palavras-chave:
Poesia popular, literatura de cordel, cultura do Sertão, Patativa do Assaré.Resumo
A literatura de cordel do Nordeste tem expressiva notoriedade no Brasil, devido a sua temática espontânea, marcas regionais e jocosas críticas políticas e sociais. Por causa de tais peculiaridades e relevância surgiu a ideia deste artigo, que tem como objetivo contextualizar tal poesia popular, mais especificamente os poemas de Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), a partir do seu viés de resistência política e social e reexistência na literatura brasileira. Para isso, empreendemos uma abordagem teórica acerca da cultura popular (Cuche, 1999), da literatura de cordel do Sertão (Assaré, 1978), (Ribeiro, 1987) e da vida e obra do poeta cearense. Para somar tais conceitos e fatos com a resistência política e o reexistir socialmente através da arte, foram utilizadas algumas reflexões de autores para compor a discussão: Arantes (1982), Foucault (2011 e 2004) e Marcuse (1973). E a fim de compreender os poemas de Patativa por este viés proposto no artigo, utilizou-se a abordagem qualitativa, através da análise do discurso francesa (Gregolin, 2008). Assim, por meio de tais leituras, abordagens e análises, foi possível notar que a arte do cearense resiste e reexiste socialmente e no campo literário, principalmente, a partir de três vertentes: linguagem utilizada, a vida do próprio autor e assuntos tratados nos poemas.Downloads
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