Da formação básica à prática docente: qual a percepção do professor sobre a superdotação?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.26215Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, formação docente e prática docente.Resumo
O exercício da profissão docente na área das Altas Habilidades/Superdotação é desafiador e requer uma formação preocupada com essa temática. Nesse contexto, esta pesquisa investiga a percepção das Altas Habilidades/Superdotação, na área de ciências exatas e da terra, junto a dois grupos de atores: licenciandos e professores em exercício. O trabalho faz um comparativo entre os grupos pesquisados com a finalidade de verificar se a prática docente e as formações subsequentes modificam a percepção do professor no que diz respeito às AH/S. Observam-se, ainda, aspectos dos cursos de formação docente no Brasil, refletidos no conhecimento e competências demonstrados pelo professor e suas concepções do assunto. Participaram da pesquisa 56 participantes da área de ciências exatas e da terra. A pesquisa de opinião pública com participantes não identificados se preocupou em obter uma amostra diversificada e os dados foram tratados qualitativa e quantitativamente. Gauthier, Tardif, Perrenoud, Renzulli, Fleith, Reis, Amaral, Bahiense, Rossetti, Delou, Virgolim e Pérez foram alguns dos autores que embasaram as discussões desse trabalho. Diante das respostas obtidas pôde-se apurar que em ambos os grupos pesquisados o conhecimento das AH/S se mostrou superficial e que a prática docente, bem como capacitações posteriores não têm trazido a percepção adequada da superdotação.Downloads
Referências
ALMEIDA, S. Leandro; OLIVEIRA, Ema P.; SILVA, Manuela E.; OLIVEIRA, G. Cristiano. O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas: Impacto de variáveis pessoais dos alunos na avaliação. ANEIS, Braga, v. 1, n. 1 e 2, 2000.
AMARAL, Alessandra da Silva Souza Avila. A formação do professor a partir do lúdico: um possível caminho para identificação de alunos com altas habilidades/superdotação. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
BAHIENSE, Taisa Rodrigues Smarssaro; ROSSETTI, Claudia Broetto. Altas habilidades/superdotação no contexto escolar: percepções de professores e prática docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 2, p. 195-208, abr./jun. 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB Nº 02 de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei Nº 12.176 de 4 de abril de 2013. Brasília, DF, 2013.
BURNS, Deborah E. Altas habilidades/superdotação: manual para guiar o aluno desde a definição de um problema até o produto final. Curitiba, Editora Juruá, 2014.
CASTRO, Júlia Soares Rosa de; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade escolar: relação entre tempo de experiência docente e tipo de escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, p. 101-118, 2008.
CHAGAS, Jane Farias, Grupos de enriquecimento, In: FLEITH, Denise de Souza (org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, 2007. p. 105-121. v. 2.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. Educação do aluno com Altas Habilidades/Superdotação: Legislação e Políticas Educacionais para a Inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza (org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, 2007. p. 25-39. v. 1.
FONSECA, Fernanda Cardoso Fraga; ABUD, Maria Jose Milharezi. Característica de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, 2019.
GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A pedagogia do amanhã. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. (org.). A pedagogia: Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 423-436.
MAIA-PINTO, Renata Rodrigues; FLEITH, Denise de Souza. Percepção de professores sobre alunos superdotados. Estudos de Psicologia, Campinas, Brasil, v. 19, n. 1, p. 78-90, 2002.
MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALENCAR, Eunice Soriano de. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 39, p. 31-46, jan./abr. 2011.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Mitos e crenças sobre as pessoas com altas habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, v. 22, p. 45-59, 2003.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. O culto aos mitos sobre as altas habilidades/superdotação? Psicologia Argumento, Curitiba, v. 29, n. 67, p. 513-531, out./dez. 2011.
PERRENOUD, Phillippe. Dez novas competências para uma nova profissão, Revista pedagógica, Porto Alegre, Brasil, n. 17, p. 8-12, maio/jul. 2001.
REIS, Haydéa Maria Marino de Sant'anna. Educação inclusiva é para todos? a (falta de) formação docente para altas habilidades/superdotação no Brasil. 2006. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
RENZULLI, Joseph. Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Tradução: Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Revista Educação Especial , Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 539-562, set./dez. 2014.
RENZULLI, Joseph. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, Porto Alegre, n. 1, v. 52, p. 75-131, jan./abr. 2004.
RIBEIRO, Mariana Marques Porto; FLEITH, Denise de Souza. Características desejáveis em professores de superdotados. RSEUS, [S.l.], v. 6, p. 83-91, 2018.
SABATELLA, Maria Lúcia; CUPERTINO, Christina M. B., Práticas educacionais de atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, 2007. p. 67-80. v. 1.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários - Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
VIRGOLIM, Angela Maria Rodrigues. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: SEESP/MEC, 2007. p. 90.
WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.