A METÁFORA DA “LOUSA MÁGICA” 1 PARA REPENSAR UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Palavras-chave:
Artes Visuais, Ensino, Experiência docente.Resumo
Este estudo parte de uma experiência no Ensino das Artes Visuais realizada
num âmbito escolar com alunos de primeiro ano do ensino médio, da Escola Cilon Rosa,
em Santa Maria/ RS. Para algumas reflexões acerca desta experiência, partimos da ótica que
se utiliza da metáfora da “Lousa Mágica”, onde objetiva-se fazer considerações acerca da
experiência vivida como Arte/Educadora. Além disso, o propósito deste trabalho é de
apresentar algumas considerações acerca das trajetórias docentes, objetivando-se colocar
em pauta, as experiências de vida como mediatizadoras na construção do conhecimento da
área de Ensino das Arte Visuais. Considerando-se, que se possa proporcionar aos
educandos acesso aos meios artísticos contemporâneos, destaca-se a memória, a trajetória e
a experiência docente, como meio que possibilite mudanças e transformações na Educação,
em específico, na área de Ensino das Artes Visuais. Entender o processo de atuação do
profissional de Ensino da Arte significa entre outras coisas, reconhecer sua, trajetória e suas
experiências, a fim de possibilitar um entendimento sobre a memória docente e os aspectos
dinamizadores de suas representações enquanto Educadores. Desta forma, as questões das
memórias e trajetórias docentes são importantes na medida em que possibilitam analisar os
meandros das questões educativas e propor uma educação que contemple as diferenças,
inclusive de espaço e tempo.
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