A CULTURA VISUAL NO ESPAÇO ESCOLAR RURAL
Palavras-chave:
Cultura visual, Escolas rurais, Currículo.Resumo
A referida pesquisa de dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa de
‘Educação e Artes’ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Santa Maria/RS. Concebe como objetivos investigar como os educadores percebem a cultura
visual no universo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello (escolanúcleo),
no município de Dilermando de Aguiar - RS. A metodologia caracterizou-se por uma
abordagem qualitativa, cujo método a ser utilizado foi o Estudo de Caso. Os dados foram
agrupados por meio de entrevistas semi-estruturadas e narrativas a partir de imagens, além do
diário de campo. O marco teórico da pesquisa foi construído a partir do diálogo com autores
como EFLAND; FREEDMAN e STUHR (2003); FREEDMAN (2006); HERNÁNDEZ (2000;
2006; 2007); MIRZOEFF (2003); BREA (2005); MARTINS (2008) e DIAS (2008), os quais
discorrem acerca da importância da discussão da cultura visual nos currículos, da contemplação
desta relação nos planejamentos de ensino, e finalmente a relevância das imagens e as
interpretações das representações visuais.
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