TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO EM CASOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Aprendizagem, Dislexia, TDAH, Tecnologias assistivas, Inclusão.Resumo
As atuais tecnologias de informação e comunicação (tic) são ferramentas
importantes na consolidação da aprendizagem de pessoas com perfil de fracasso escolar
resultante de desabilidades cognitivas e disfunções neurológicas. Tais problemas ocorrem nos
casos de indivíduos disléxicos – que apresentam dificuldade específica em leitura e escrita, e
naqueles com déficit de atenção e hiperatividade, dois dos mais prevalentes tipos de
dificuldades de aprendizagem neuropsicológicas, ambos causadores de baixa auto-estima e
desajuste social. tais indivíduos têm inteligência média superior ou superior, mas um
funcionamento cerebral diverso do da maioria da população, o que causa sérios transtornos
em sua vida pessoal e em grupo. O artigo pretende apresentar as características desses dois
tipos de distúrbio e comentar o estado da arte da utilização de ferramentas tecnológicas
empregadas em pesquisas sobre essas diferenças cerebrais e o papel da tecnologia de
informação e comunicação usada como mediadora da inclusão social através da educação.
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